RELÓGIO

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

HISTÓRICO DO SINCOJUST



Com a finalidade de criar uma representação de classe, em 22 de novembro de 1972, reuniram-se em prol da fundação da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado do Ceará, os Oficiais de Justiça José Marinho Sampaio (genitor do Jurista Clayton Marinho), Jesus Queiros de Oliveira, Raimundo de Sousa Soares, Raimundo Viana Costa, Aribaldo Leite Coutinho, Expedito Sampaio da Costa, Francisco Dutra Rocha e Raimundo Nonato Mendes. Porém, somente em 18 de julho de 1975, foi criada a Associação Cearense dos Oficiais de Justiça, que teve como 1°. Presidente o Bacharel João Batista Nascimento, hoje, Delegado de Polícia Civil. Esta Associação tinha por objetivo congregar todos os Oficiais de Justiça do Estado do Ceará, promovendo o espírito de solidariedade da classe, integrando os seus membros e familiares, bem como dando assistência aos seus associados, primando pelo aprimoramento intelectual e social através de cursos ofertados, visando também, trabalhar para dignificação do cargo de Oficial de Justiça, colaborando, destarte, com o poder público. Juntamente com a Associação, foi criada a Caixa de Assistência Desembargadora Auri Moura Costa, hoje extinta.

Em 07 de julho de 1976, foi a Associação considerada de utilidade pública através da lei n°. 10.035.

Em 28 de dezembro de 1992, a Associação Cearense dos Oficiais de Justiça do Estado do Ceará foi transformada em Sindicato dos Oficiais de Justiça no Estado do Ceará (SINCOJUST). Tal mudança propiciou a representação legal dos seus associados no âmbito administrativo e judicial com amparo nas próprias Constituição Federal e Estadual, buscando a melhoria tanto das condições de trabalho como reconhecimento dos direitos inerentes ao oficio, conseqüentemente melhores condições de vida de seus associados. E que teve como 1°. Presidente do Sindicato o Bacharel Raimundo Nonato Lima Filomeno, que também comandou a primeira greve da categoria.

Atualmente o SINCOJUST tem como Presidente Mauro Xavier de Souza, defendendo a independência e autonomia da representação sindical, com o apoio de uma diretoria coesa.
FONTE: SITE DO SINCOJUST

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou mossoroense, com muito orgulho. Sou Subtenente da RR da gloriosa e amada Polícia Militar